10 dicas para quem vai fazer intercâmbio

Intercambio

O intercâmbio é o sonho de muitas pessoas. Realizar uma viagem para outro país em busca de conhecimento e experiência é um fator muito importante para acrescentar em sua bagagem, além de ser um diferencial para várias outras oportunidades, como empregos e bolsas de estudos.

Ainda não sabe qual país escolher? Responda algumas perguntas para si mesmo:

1 – Quanto posso gastar?

2 – Quais países falam o idioma que eu quero aprender?

3 – Quais são meus objetivos?

Outro fator a ser levado em conta é o seu estilo, porque você vai passar um longo período distante de casa e em um lugar completamente novo. Veja quais seus gostos e o que mais te atrai. Exemplo: você prefere um lugar com praia ou campo? Gosta de festas noturnas e uma vida mais agitada ou um lugar mais calmo?

Todas essas perguntas vão te ajudar a eliminar algumas opções e ficará mais fácil decidir depois.

Além dessas, separamos mais 10 dicas deixar todo processo mais prazeroso. Olha só:

1 – Passaporte

Faça seu passaporte com antecedência e verifique a validade. Veja também se o país que você escolheu exige visto.

2 – Faça um roteiro

Veja os principais lugares que você quer visitar primeiro. Depois, você decide outros locais que quer ir também, porque se não der tempo ou o dinheiro não for suficiente, você vai ter conhecido os que mais gostaria antes.

3 – Vença a timidez

Não fique com vergonha de se comunicar, afinal, você está aprendendo outro idioma e está vivenciando outros hábitos e costumes.

4 – Tente economizar

É claro que você vai querer experimentar a gastronomia do país. Mas não se prenda só a isso. Quando puder, faça a sua própria comida em casa.

Outra dica é levar uma quantidade favorável de roupas, para evitar comprar muitas. Como é outra cultura, não se sabe como é o clima por lá.

Em Juiz de Fora (MG), por exemplo, não sabemos qual das quatro estações do ano faz em um dia. 😛

Brincadeiras à parte, essas duas são as melhores formas de economizar.

5 – Leve uma parte do dinheiro na moeda do país

O cartão é a forma mais segura, porém, por medida de segurança, tenha junto com você uma quantidade considerável de dinheiro na moeda do país. Isso pode te ajudar bastante se algo inesperado acontecer.

6 – Não se esqueça de estudar

Estudar pode se tornar uma diversão também. Você está aprendendo algo novo e pode utilizar vários recursos para isso. Estudar só vai aumentar o seu conhecimento e fazer aprender mais rápido. 🙂

7 – Não esqueça a família e amigos

A saudade vai bater e às vezes você vai se sentir sozinho. Mas não fique triste, isso é normal e faz parte da experiência.

Você pode amenizar a saudade usando a internet. Hoje é muito mais fácil entrarmos em contato com pessoas que estão bem longe. Isso vai diminuir a saudade e o sentimento de “solidão”.

É importante lembrar que você não vai estar sozinho, porque vai aparecer novos amigos de diversas partes do mundo! 🙂

8 – Verifique sua saúde

Faça exames antes da viagem e faça um seguro saúde internacional. Isso vai te dar mais segurança se você passar por algum problema.

Se você toma remédios controlados ou de uso contínuo, não se esqueça de levar as receitas com você.

9 – Imprevistos podem acontecer

Por isso é bom ir prevenido. Assim como no dinheiro, leve com você uma lista de lugares com hospedagem que sejam mais baratos. Dessa forma, você estará mais tranquilo e seguro, uma vez que vai chegar de viagem cansado.

10 – Por último.. viva o lugar!

Viva a experiência única e volte com a sua bagagem (cultural) rica em conhecimento. Experimente os costumes, a culinária, a música, a festa, os hábitos e tudo o que o país aonde você vai possa te oferecer.

Pode ter certeza que, apesar de algumas dificuldades, esses serão os melhores dias da sua vida. 🙂

Gostou das nossas dicas? Temos certeza que o seu intercâmbio vai ser inesquecível! 😀

Comece se preparando com os melhores professores da cidade aqui, na ACBEU. Além da nossa qualidade, temos parceria com o AFS, uma organização internacional voluntária e sem fins lucrativos que oferece oportunidade de intercâmbio para ajudar a promover o conhecimento.

Para continuar acompanhando as nossas novidades é só clicar no botão abaixo! Você vai ficar por dentro de tudo e continuar recebendo conteúdos incríveis e exclusivos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *