Como mandar bem na prova de inglês ou espanhol do Enem

Para fazer um bom Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é preciso praticar interpretação de texto, estar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo, além de estudar as matérias escolares. E, como sabemos, a prova também exige conhecimento em outro idioma – inglês ou espanhol.

Por isso, separamos algumas orientações para que você mande bem na avaliação de língua estrangeira. Olha só!

 

1 – Leia muitos textos no idioma escolhido para a prova

Leia tudo o que puder em inglês ou espanhol. Charge, jornal, letras de música, quadrinhos, livros e artigos. Assim, você vai aumentar o seu vocabulário e conseguir identificar com mais facilidade novas expressões e palavras. O contato com o idioma por mais tempo vai te deixar familiarizado com a língua estudada e a interpretação de texto na hora da prova se tornará mais fácil.

 

2 – Acompanhe notícias de jornais internacionais

Dessa forma, você vai se manter atualizado sobre o que acontece no mundo e aprende a melhor a construção de frases e das notícias.

 

3 – Atenção aos enunciados

Uma característica comum das provas do Enem são os longos enunciados. Portanto, saiba identificar as palavras-chave no texto, porque é a partir delas que você descobrirá a ideia central daquela questão. Assim, você consegue encontrar mais facilmente a alternativa correta.

 

5 – Refaça provas anteriores

Procure refazer exames anteriores para treinar e conhecer a estrutura da prova. Estude, também, as resoluções e entenda as explicações de cada questão.

 

6 – Na prova, identifique o gênero do texto

Por fim, ao chegar na prova não fique apavorado!
Tente identificar o tipo de texto que você está lidando. Seguir a primeira orientação te dará mais confiança, já que você vai ter mais experiência.

 

Bônus: Não caia na cilada dos falsos cognatos!

Falsos cognatos são aquelas palavras que parecem ter um significado por se parecerem com alguns termos em português. Veja alguns exemplos:

 

– Pretend
O que parece: pretender
O que significa: Fingir

 

– College
O que parece: colégio
O que significa: faculdade

 

– Support
O que parece: suporte
O que significa: apoiar

 

– Costume
O que parece: costume
O que significa: fantasia

 

E existem várias dessas palavras ainda! Então, tome cuidado. 😉

 

Temos certeza que com essas dicas, você vai arrasar no Enem! Saiba que pode contar conosco para sanar qualquer dúvida!

Fique por dentro de todas as novidades e dicas para provas! É só apertar o botão abaixo, fazer o seu cadastro e pronto. Sempre temos conteúdos exclusivos para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *