Vantagens de ser poliglota

Sabemos que quem é poliglota ou sabe mais de um idioma tem muitas vantagens. Desde de situações cotidianas como conseguir contar uma música estrangeira, assistir a um filme ou série sem precisar de legenda, até aumentar suas chances de conseguir uma oportunidade de intercâmbio ou uma posição melhor no mercado de trabalho. Porém, existem outros ganhos para quem se dedica ao aprendizado de outras línguas. Separamos algumas para você:

1- Novos estímulos cerebrais

Aprender novos idiomas funciona para o cérebro, como exercícios físicos para o corpo. Todo o esforço para entender a lógica de uma outra língua, além do uso da memória para apreender o novo vocabulário estimulam o cérebro e o deixa mais ativo.

Quando aprendemos outros idiomas, é como se eles disputassem a atenção do cérebro, na nossa cabeça. Isso contribui para aumentar nosso foco e a capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Além disso, pode ser benéfico para várias situações:   

  • Ajuda no retardo do desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer e demência.
  • Recuperação mais rápida em caso de AVC.
  • Maior desenvoltura em relacionamentos sociais.
  • Raciocínio mais ágil.
  • Maior capacidade de concentração.

2 – Maior capacidade de resolver problemas

O processo de aprendizagem de uma nova língua requer um contínuo esforço para resolver problemas. Isso acontece porque seu cérebro, no momento de você se expressar em um outro idioma vai fazendo, rapidamente, “consultas” ao seu acervo de palavras e frases já aprendidas, para pode se comunicar. Sabe quando ainda estamos aprendendo uma língua nova e ainda não temos total domínio do vocabulário e precisamos nos expressar? Normalmente, buscamos, dentro do que já aprendemos, formas de emitir aquela informação. Isso nada mais é do que sua capacidade de achar solução para problemas sendo estimulada.

3 – Aquisição de novas culturas

Quando se aprende um novo idioma, inevitavelmente, aprendemos mais sobre a cultura dos países que falam aquela língua. Em um mundo cada vez mais interligado, ter acesso a outras culturas pode ser muito vantajoso. Imagina que você trabalhe em uma multinacional. Talvez, será preciso se relacionar com colaboradores das filiais de outros países. Quando se conhece a cultura do outro, fica muito mais fácil conviver e entender os costumes de cada um.

4 – Perca a vergonha de falar em público

Durante o processo de aquisição de um novo idioma, principalmente nos momentos de treinar pronúncia e conversação, precisamos interagir. No início, ficamos inseguros, pois ainda não temos domínio do novo idioma. A medida que vamos praticando, vamos nos sentindo mais seguros, até que ficamos ansiosos para conversar com alguém que já tem fluência naquela língua ou com um nativo.

Esse processo é ótimo para criarmos segurança para falar em público. Pense comigo: você, ao treinar sua conversação em um novo idioma rompe com a vergonha de falar errado ou de ainda ter uma pronúncia falha. Essa rompimento acaba acontecendo em outras áreas sociais. Por isso, sua segurança para se expressar e falar em público aumentam.

Agora que já sabe mais sobre os benefícios de aprender outros idiomas, não vai ficar de fora, não é mesmo! Na ACBEU, você aprende inglês e espanhol com qualidade. Com mais de 60 de tradição como centro binacional, a associação tem os melhores professores prontos para te deixar poliglota! Continue por dentro dos nossos conteúdos e assine nossa newsletter!

Botão: Quero assinar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *